fbpx

Suplementos alimentares: quem pode tomar?

Que os suplementos alimentares são grandes aliados do bem-estar, não é novidade, mas você sabe quem pode tomar e quais são os nutrientes mais indicados? Confira neste artigo.

Os suplementos alimentares são produtos destinados a suplementar a alimentação de indivíduos saudáveis com nutrientes que, muitas vezes, o organismo não consegue absorver apenas através da alimentação.

Mas é sempre importante reforçar que o uso desses suplementos não substitui a alimentação saudável. O indicado é sempre aliar a suplementação com bons hábitos alimentares e a prática de exercícios físicos.

Agora, se você se pergunta quem pode ou não tomar, e quais são os nutrientes mais indicados. Continue a leitura. 

Quem pode tomar suplementos alimentares?

De maneira geral, qualquer pessoa saudável pode consumir suplementos alimentares para complementar a alimentação. Inclusive, na embalagem de cada produto é possível encontrar os valores de Ingestão Diária Recomendada (IDR) do nutriente para cada grupo populacional. Esta norma fixa valores específicos para cada faixa etária, sempre com base na dieta de uma pessoa saudável.

Pessoas que possuem dietas restritas, por exemplo, podem fazer o uso da suplementação para garantir a ingestão de alguns nutrientes essenciais. 

Durante a gestação, é comum o uso de alguns nutrientes específicos para auxiliar no desenvolvimento do bebê, claro, sempre seguindo as indicações de um médico.

Pessoas que praticam exercícios físicos também costumam aproveitar as funcionalidades dos suplementos alimentares para melhorarem o desempenho durante e após os exercícios.

⚠ Entretanto, recomenda-se que pessoas com situações específicas de saúde somente consumam suplementos alimentares sob orientação de um profissional da saúde.

Quais os nutrientes mais indicados de acordo com a faixa etária?

Crianças

Os hábitos alimentares na infância são, cada vez mais, um desafio para pais e mães do mundo inteiro. O problema maior é que além da dieta desbalanceada, o estilo de vida sedentário, com menos exercícios e brincadeiras, comprometem toda a qualidade de vida da criança, inclusive o sistema imunológico. 

Por isso, é recomendado uma dieta completa e balanceada, principalmente com alimentos ricos em Zinco e Vitaminas C, que auxiliam no funcionamento e fortalecimento do sistema imunológico.

Confira na lista a seguir alguns nutrientes e em que alimentos você pode encontrá-los:

  • Vitamina A: óleo de peixe, cenoura, abóbora, entre outros;
  • Vitamina E: sementes de girassol, germe de trigo, amendoim, avelãs;
  • Vitamina C: morango, laranja, acerola, goiaba;
  • Zinco: leguminosas como feijão, grão-de-bico, lentilha;
  • Selênio: castanha do Pará, arroz, frango, farinha de trigo;
  • Magnésio: beterraba, banana, uva, aveia, abacate.

Mulheres a partir de 19 anos

Confira alguns nutrientes que auxiliam no bem-estar da mulher:

  • Ácido fólico (Vitamina B9): age no metabolismo de aminoácidos e na síntese de DNA, auxiliando na formação do tubo neural durante a gravidez, e também no funcionamento do sistema imune. O nutriente contribui para o bem-estar de todas as mulheres. Porém, as que desejam engravidar ou estão grávidas precisam reforçar a ingestão da vitamina.

Pode ser encontrado no espinafre e outros vegetais de folhas verdes escuras, laranjas e suco de laranja puro, nozes, feijão, frango, carne magra, grãos inteiros e cereais fortificados com ácido fólico.

  • Vitamina B12: auxilia no funcionamento do sistema imune, na produção de glóbulos vermelhos e no funcionamento correto das células do cérebro e sistema nervoso.

Pode ser encontrado no leite com baixo teor de gordura ou sem gordura, ovos, fígado, aves, mariscos, sardinhas, fermento nutricional e alimentos fortificados com vitamina B12, incluindo alguns cereais, bebidas de soja e hambúrgueres vegetarianos.

  • Ferro: responsável pelo transporte de oxigênio no sangue e está diretamente ligado à produção de energia. As mulheres estão mais propensas a deficiente desse mineral durante os períodos menstruais. 

Pode ser encontrado em carnes vermelhas magras e frango, frutos-do-mar, cereais/pães com ferro adicionado, ostras, feijão, chocolate amargo, fígado, espinafre e tofu.

Homens a partir de 19 anos

Confira alguns nutrientes que auxiliam no bem-estar do homem:

  • Vitamina A: atua na visão, possui função antioxidante.

Pode ser encontrado no óleo de fígado de peixe, peixes de água salgada, fígado, cenoura, manga, mamão, beterraba.

  • Vitaminas do Complexo B: regulam o funcionamento do organismo e equilibram o consumo energético.

Podem ser encontradas na banana, carnes, vegetais verdes folhosos, cereais, ovos, batata-doce e abacate.

  • Vitamina C: ajuda a combater radicais livres e auxilia no funcionamento e na proteção do sistema imune.

Pode ser encontrada na laranja, tangerina, abacaxi, acerola, caju, cenoura, pimentão e tomate.

  • Vitamina D: promove a saúde dos ossos e dos dentes.

Pode ser encontrada no atum, sardinha, salmão, ostras cruas, ovos, alimentos derivados do leite e, principalmente, através da exposição solar.

Adultos a partir de 50 anos

Com o avançar da idade, alguns nutrientes acabam tendo maior dificuldade de absorção pelo organismo. Zinco, cálcio, colágeno, vitamina D e B12 são os principais. Esse é o grupo de elementos que pode ser responsável por alguns problemas como cansaço, baixa imunidade, perda de apetite ou ganho de peso repentino. O recomendado é realizar uma bateria de exames clínicos para detectar os níveis destes nutrientes no organismo e iniciar uma correção alimentar junto com uma suplementação, caso seja necessário.

Confira mais alguns nutrientes que auxiliam no bem-estar de adultos com mais de 50 anos:

  • Ômega-3: o consumo de ácidos graxos ômega 3 auxilia na manutenção de níveis saudáveis de triglicerídeos, desde que associado a uma alimentação equilibrada e hábitos de vida saudáveis. 

Pode ser encontrado em peixes como o salmão e a sardinha.

  • Cálcio: auxilia na coagulação sanguínea, formação de dentes e transmissão dos impulsos neurais.

Pode ser encontrado em leites e derivados como iogurtes e queijos, couve, brócolis, coco, salmão.

  • Vitamina A: auxilia na visão, na manutenção da pele e mucosas.

Pode ser encontrada em ovos, manteiga, cenoura, batata doce e espinafre.

Gostou do conteúdo? Em nosso site você encontra muito mais dicas sobre nutrientes e qualidade de vida. Não deixe de conferir!

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fontes:

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Sou(obrigatório)

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.