A imunidade é sempre um dos temas mais abordados quando o assunto é saúde pessoal, mas você sabia que ela está totalmente relacionada à ação de antioxidantes? O estresse oxidativo pode levar a várias doenças, isso porque o sistema imunológico é bastante sensível a esse estresse. As substâncias antioxidantes são responsáveis por ajudar o nosso organismo, mantendo livre de doenças, vírus, fungos, bactérias e muitos outros.
Porém, outra preocupação que precisa sempre ser levada em consideração é a ação dos radicais livres em nosso organismo.
O que são radicais livres?
Os radicais livres são moléculas que se formam naturalmente no nosso corpo por reações químicas. O problema é que, se produzidas em excesso, essas substâncias podem ser tóxicas ao organismo, atacando células saudáveis e causando processos de degeneração.
Indo para um lado mais técnico, é possível explicar a existência dessas moléculas por causa de uma mudança nos átomos do corpo, onde algumas delas acabam possuindo um número ímpar de elétrons. Por esse motivo, a molécula incompleta começa a capturar elétrons de proteínas, para voltar a ter um número par.
No surgimento dos radicais livres, apesar dos fatores naturais, existem também fatores externos que influenciam no surgimento deles. São questões que consideram hábitos alimentares e ambientais, como por exemplo:
- Cigarro;
- Álcool;
- Poluição ambiental;
- Raios-X e radiação ultravioleta;
- Substâncias presentes em alimentos e bebidas (aditivos químicos, hormônios, entre outros);
- Resíduos de pesticidas;
- Consumo excessivo de gorduras saturadas;
- Estresse.
Por que combatê-los?
O descontrole gerado pelos radicais livres, leva essas moléculas a procurarem em outra molécula vizinha o elétron que lhe está faltando. Esse desequilíbrio vai ser percebido principalmente em problemas sérios na saúde dos seres humanos, com o surgimento de doenças como Alzheimer, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Parkinson.
Com isso, aparece uma pergunta: como combater a ação tão natural dessas moléculas no nosso organismo?
A importância dos antioxidantes
Os antioxidantes são substâncias químicas, minerais e vitaminas que realizam a “doação” de um dos elétrons que lhe compõem para os radicais livres. Essa ação promove a estabilidade do organismo, inibindo a ação dos radicais livres, fazendo com que eles se tornem moléculas estáveis e excluídas no corpo.
Para que isso ocorra, é necessário possuir uma regularidade na alimentação, ingerindo nutrientes que possam inibir a oxidação celular e dar regularidade na produção dos radicais livres, como: vitamina A, C e E. Um fator positivo aqui é que essas vitaminas podem ser facilmente encontradas em muitos alimentos presentes na nossa culinária.
Substâncias antioxidantes
Vitamina A vem diretamente da alimentação, já que o corpo humano não é capaz de fabricá-la. Algumas de suas fontes são o leite materno, gema de ovo, fígado, leite, couve, mamão, espinafre, cenoura e manga. Esses alimentos colaboram para garantir a saúde dos olhos, além da renovação das células dos tecidos do corpo.
A Vitamina C também é um antioxidante poderoso que auxilia no funcionamento do sistema imune, colabora na absorção de ferros dos alimentos para a formação de colágeno, e também no combate aos radicais livres. Pode ser encontrado em alimentos cítricos, como limão e laranja, além de caju, goiaba, repolho, couve-flor, acerola, pimentão, salsa, morango e batata.
Aqui, vale um destaque especial para a Vitamina E, um poderoso antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres, sendo também muito benéfico nos cuidados com a pele.
O poder da Vitamina E
Uma das propriedades dessa vitamina é o atraso no envelhecimento promovido pelos radicais livres. O acúmulo é um grande vilão da pele, que causa rugas e outros traços de envelhecimento.
A vitamina E (Tocoferol) fornece a reposição de propriedades antioxidantes, podendo ser encontrada em muitas frutas e verduras típicas do Brasil. Alguns exemplos são: óleos vegetais, como girassol, amêndoas, milho, palma, azeite de oliva. Óleo de fígado de bacalhau, atum em óleo, abacate, manga, mamão, papaya, mostarda, uva, abóbora e muitos outros.
A busca constante pela Vitamina E, assim como por outras vitaminas e substâncias que combatem a oxidação no organismo, é essencial para a qualidade de vida dos seres humanos. Por isso, é sempre importante estar atento, mantendo uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes.
Se você gostou dessas dicas, não deixe de conferir nosso Blog. Ele está recheado de conteúdos que auxiliam na sua rotina saudável.
Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Fontes:
- Os antioxidantes de que o seu corpo precisa – e o ‘mito’ dos suplementos. BBC News https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/03/160324_antioxidantes_duvidas_fn
- https://www.dermaclub.com.br/blog/noticia/vitamina-c-acido-hialuronico-acido-glicolico-quais-substancias-podem-ser-usadas-no-sol-e-na-praia_a9505/1?scroll
- http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732007000500008
- https://www.centralnacionalunimed.com.br/viver-bem/alimentacao/o-que-sao-antioxidantes-
- The Academy of Nutrition and Dietetics. Antioxidants – Protecting Healthy Cells.