Dormir bem é uma necessidade básica que proporciona bem-estar físico e mental. A sua privação pode levar a diversos malefícios, como baixo rendimento no trabalho, irritabilidade, alimentar-se compulsivamente e baixa qualidade de vida no geral.
O que poucas pessoas sabem, é que uma boa noite de sono pode auxiliar no processo de emagrecimento. É isso mesmo! De maneira geral, “dormir emagrece”, mas é claro que precisamos aliar o sono a hábitos saudáveis.
Continue a leitura e descubra qual a relação entre o sono e o emagrecimento.
Por que dizemos que “dormir emagrece”?
Durante o sono ocorre a liberação de hormônios que ajudam a regular o metabolismo que, por sua vez, nos ajuda a perder calorias mais rápido e diminuir o acúmulo de gordura.
Além disso, também são liberados hormônios que ajudam a controlar o nosso apetite, como é o caso da Grelina e a Leptina, fazendo com que nos sintamos saciados por mais tempo e, indiretamente, contribuindo para o emagrecimento.
Por outro lado, quando nos privamos de uma boa noite de sono, ocorre a diminuição dos níveis da leptina e aumento nos níveis da grelina, o que pode mudar o nosso padrão de fome e saciedade, afetando as nossas escolhas alimentares. Inclusive, algumas evidências apontam que a falta de sono pode aumentar o apetite e a preferência por alimentos mais calóricos
Além disso, o cansaço que apresentamos durante o dia inibe a queima de calorias, aumenta os níveis de cortisol, fazendo com que estoquemos ainda mais gorduras em nosso corpo, o que resulta em um inegável processo de ganho de peso.
Como melhorar a qualidade do sono?
Eu sei que você gostou da notícia de que “dormir emagrece”, por isso, reunimos 5 dicas para auxiliar no seu sono:
#01 Respeite seu relógio biológico
Cada indivíduo possui uma necessidade diferente e cabe a cada um analisar quantas horas são necessárias para sentir-se bem e disposto. Em média, é indicado dormir de 6 a 8 horas para se manter descansado durante o dia seguinte.
#02 Estabeleça uma rotina
Um boa dica para regular o seu sono é dividir a rotina em dois períodos: diurno e noturno. Utilize o período diurno para trabalhar, realizar serviços domésticos e outras atividades que quebrem a monotonia. No período noturno, desacelere. Evite o excesso de informações e opte por atividades relaxantes, como meditação ou leitura, além de conversar com as pessoas que moram com você.
#03 Evite luzes artificiais
No período da manhã, deixe a luz natural entrar na sua casa. A quantidade de luz que somos expostos durante o dia ajuda na regulação do chamado ciclo sono-vigília, que se renova a cada 24 horas. Próximo ao horário de dormir evite luzes de eletrônicos, como celulares e televisões, pois elas inibem a secreção de melatonina, hormônio capaz de induzir o início do sono.
#04 Cuide da alimentação noturna
Evite jantar próximo ao horário de dormir, além de evitar alimentos calóricos e estimulantes como, por exemplo, aqueles que contenham grande quantidade de açúcar, frituras e pratos pesados como lasanha e feijoada.
Mantenha uma dieta leve durante o período noturno. Alguns alimentos como banana, queijos, ovos, peixe, amêndoas e cacau são boas opções para você evitar indigestões e ter uma noite tranquila de sono. Bebidas também podem causar noites mal dormidas, incluindo café, chás (mate, preto ou verde) e achocolatados.
#05 Crie um ambiente adequado
Passamos ⅓ da nossa vida dormindo, por isso vale a pena investir no seu quarto. Manter um ambiente confortável e com temperatura agradável ajuda muito para você ter um ciclo completo de sono, sem interrupções.
Antes de deitar, confira se está tudo em ordem: luzes apagadas, cortinas fechadas, etc. Verifique também a qualidade do seu travesseiro e colchão (se precisar, substitua por novos).
E como nós falamos lá em cima: dormir emagrece, mas não se esqueça de incluir hábitos saudáveis na sua rotina. Exercícios físicos e uma alimentação balanceada são fundamentais!
Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Fonte:
- Crispim CA. Relação Entre sono e obesidade: Uma Revisão da literatura. Arq Bras Endocrinol Metab(São Paulo). 2007;51(7):1041-1049.
- Barros, Marilisa Berti de Azevedo, et al., (2019). “Qualidade de sono, saúde e bem-estar em um estudo de base populacional”. Revista Rev. Saúde Pública, São Paulo, 53.
- Como ter uma boa noite de sono? Vida saudável. O blog do Einstein. Disponível em: https://vidasaudavel.einstein.br/como-ter-uma-boa-noite-de-sono/