fbpx

Mãe de primeira viagem: como cuidar da imunidade do meu filho?

A chegada de um filho é sempre uma explosão de sentimentos. Um misto de felicidade e insegurança. Afinal, ser mãe pode gerar muitas dúvidas e cobranças de si mesma, como: “será que estou preparada? Ou “será que vou dar conta?”

Antes de tudo, queremos dizer que sentir essa insegurança é normal, pois, essa é uma experiência nova e nós sabemos que cuidar de um filho é uma grande responsabilidade. Queremos que o bebê cresça forte e saudável, não é mesmo?

Mas fique tranquila, você está mais que preparada para esse desafio!

Se precisar de ajuda, além de consultar um profissional da saúde de confiança, confira essas dicas de como cuidar da imunidade do seu filho, para que ele cresça com mais bem-estar e qualidade de vida.

Como cuidar da imunidade do meu filho?

Com a chegada do bebê à família, é comum surgirem dúvidas sobre os cuidados necessários, principalmente quando se trata de cuidar da imunidade.

Nos primeiros meses de vida, a melhor resposta para questão é: leite materno.

Por ser um alimento completo e dinâmico e conter substâncias imunomoduladoras (que desenvolvem o sistema imunológico), o leite materno atende perfeitamente às necessidades do bebê. Ele contribui para a maturação dos sistemas digestivo e neurológico e possui anticorpos que protegem a criança de diversos problemas, além prevenir doenças como asma, diabetes e obesidade.

Além disso, os movimentos que o bebê faz para sugar o leite contribuem para o desenvolvimento da musculatura da boca e do rosto. E isso tem reflexos futuros, com benefícios para a respiração e a mastigação e o alinhamento adequado dos dentes.

Sem contar que durante uma amamentação prazerosa, o contato íntimo entre mãe e filho fortalecem os laços afetivos. Essa troca nutre a criança com sentimentos de segurança e proteção ao mesmo tempo que alimenta a autoconfiança e o sentimento de realização da mãe.

A importância da vacinação para a imunidade

Já na maternidade, o bebê começa a receber as vacinas para preencher a carteira de imunização. De modo geral, a alimentação, as atividades físicas e o repouso favorecem o funcionamento do sistema imunológico como um todo, mas ainda assim, a vacina é uma poderosa aliada contra agentes infecciosos que o nosso organismo nem sempre consegue combater cem por cento.

As vacinas são, portanto, a maneira mais segura de tornar o organismo imune a diversas doenças. Por isso, mantenha a carteira de vacinação dos pequenos em dia!

Alimentação saudável

A partir do momento em que o uso exclusivo de leite materno não supre mais as necessidades nutricionais da criança, é preciso incluir, de maneira gradual, outras fontes alimentares. Acredite, o tipo de alimentação inserida será fundamental para o crescimento e desenvolvimento das crianças.

Ingerir alimentos mais saudáveis pode auxiliar no fortalecimento do sistema imune, E lembre-se, o paladar muda com o tempo, então será necessário oferecer o mesmo alimento diversas vezes e com formas de preparação diferentes. Confira algumas opções para incluir no cardápio dos pequenos:

Leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão-de-bico, etc.) – Oferecem boas doses de vitaminas do complexo B, proteínas, fibras, ferro e zinco que auxiliam no funcionamento do sistema imune.

Hortaliças (espinafre, alface, rúcula, couve, beterraba, cenoura, abobrinha, tomate, repolho, etc.) – São ricos em diversas vitaminas e minerais, além de fibras, que auxiliam a prevenir a constipação intestinal e algumas doenças.

Carnes (boi, frango, porco, peixe; fígado, que são ricos em vitaminas do complexo B) e ovos – Sempre que possível, diversifique o tipo de proteína, para proporcionar maior variedade de nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança, como o ferro e o zinco. O ovo cozido, por exemplo, é uma excelente fonte protéica, além de possuir alto valor nutricional.

Uma dose de Vitamina D

As células que compõem o sistema imune contam com receptores para a Vitamina D. Desse modo, o nutriente consegue atuar diretamente no sistema de defesa e proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida, não apenas para os pequenos, mas para toda família.

Manter bons níveis de Vitamina D no organismo garante que as células do corpo funcionarão bem, enquanto baixos níveis podem provocar a queda da imunidade, uma vez que as células podem ficar bloqueadas. Além disso, ela é capaz de modular o sistema imune inato, ou seja, contribui para o desenvolvimento da “primeira defesa do nosso organismo”, evitando que as doenças se propaguem pelo resto do corpo.

Leite e derivados, peixes, ovos e cereais são alguns alimentos que possuem o nutriente.

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fonte: E-book Clínica Einstein – Alimentação Infantil. Projeto Tá na mesa em parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein.
9 maneiras de fortalecer a imunidade do seu filho. Revista Crescer – Globo. Maio de 2019.
Silva et al. Alimentação infantil: além dos aspectos nutricionais.Surg Cosmet Dermatol 2012;4(2):150-4. Porto Alegre mai./jun. 2016.

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Sou(obrigatório)

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.