Confira 6 nutrientes que auxiliam nos cuidados com a saúde e beleza dos cabelos
Os cabelos não são apenas sinônimo de beleza, eles também sinalizam quando há algo de errado com a nossa saúde. É possível, por exemplo, estabelecer o estado nutricional de uma pessoa, verificando se há má nutrição ou não.
Além disso, pesquisas já comprovam que a apresentação dos cabelos pode refletir diretamente na nossa autoestima, sendo uma demonstração de personalidade, estilo e cuidado pessoal. Ou seja, [e uma forma de transmitir uma imagem positiva de si mesmo, gerando qualidade de vida e autoconfiança.
E é por isso que a queda de cabelos pode ser uma complicação para a saúde e autoestima, podendo ser o sintoma ou a causa de algumas doenças que precisam de nossa atenção.
Quais fatores influenciam na saúde dos cabelos?
Exposição prolongada à luz solar ou produtos químicos, uso de medicamentos, estresse e heranças genéticas são alguns dos fatores que podem influenciar na saúde dos cabelos.
Entretanto, a má nutrição também é um fator que pode levar à queda dos cabelos. Para evitar a queda, uma boa alimentação e o consumo dos nutrientes certos pode ajudar a manter a saúde e a revitalizar a beleza de dentro para fora.
Quais nutrientes ajudam a reduzir a queda de cabelo?
A maioria dos nutrientes age diretamente nos melanócitos e nos queratinócitos, células responsáveis por produzir melanina e queratina no nosso organismo. A melanina é uma proteína responsável por atuar na pigmentação da nossa pele e dos nossos cabelos, já a queratina é responsável pela impermeabilização, resistência e proteção contra agentes externos, como a radiação solar, por exemplo.
A deficiência dessas proteínas é um sinal preocupante para o corpo, por isso, é importante ficar atento. Confira abaixo os principais alimentos e fontes de minerais e vitaminas que ajudam no crescimento, resistência e pigmentação dos fios, ajudando a evitar a queda de cabelo.
Biotina (Vitamina B7)
Auxilia no processo de proliferação celular e formação de novos fios de cabelos.
Pode ser encontrado em: Fígado bovino, gema de ovos, queijo, sardinha, soja, leite, couve-flor, cogumelos, amendoim, nozes e amêndoas.
Niacina (Vitamina B3)
Auxilia na manutenção de mucosas e da pele e participa do metabolismo energético de proteínas, carboidratos e gorduras.
Pode ser encontrado em: Carnes, aves, peixes, fígado, açafrão em pó, aveia, leite, avelã, amendoim, feijão, cereais.
Piridoxina (Vitamina B6)
Atua na formação das células vermelhas, na imunidade, no metabolismo energético das proteínas e carboidratos e gorduras, auxilia no processo de proliferação celular e na formação de novos fios de cabelo.
Pode ser encontrado em: Carne de gado e de porco, fígado, cereais integrais, batata, banana.
Cobre
Mineral que participa da síntese da melanina através da conversão do aminoácido Tirosina e, com isso, auxilia na pigmentação de cabelo e pele.
Pode ser encontrado em: Fígado bovino, castanhas, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, cogumelos, brócolis.
Selênio
Função antioxidante, ou seja, protege contra os danos causados pelos radicais livres (são moléculas que, quando se encontram em número muito elevado, prejudicam as funções de outras moléculas e células) que desestabilizam o aminoácido Tirosina.
Pode ser encontrado em: Castanha do Pará, queijo gorgonzola, farelo de trigo, fígado bovino.
Zinco
Função antioxidante que protege contra os danos causados pelos radicais livres. Contribui para produção de proteínas e para a manutenção do cabelo, da pele e das unhas.
Pode ser encontrado em: Mariscos, ostras, carnes vermelhas, fígado, miúdos, ovos, nozes, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha).
Quer uma dica para contribuir ainda mais com o seu bem-estar? Não se esqueça de beber bastante água, praticar exercícios físicos e incluir uma alimentação balanceada no seu cardápio. Caso necessário, procure orientação de um profissional da saúde.
——————————–
Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Fontes:
Almohanna, HM. Ahmed, AA. Tsatalis, JP. Tosti, A. The Role of Vitamins and Minerals in Hair Loss: A Review. Dermatol Ther (Heidelb). 2019 Mar; 9(1):51-70.
Santos, RD. Farmacologia da niacina ou ácido nicotínico.Arq. Bras. Cardiol., São Paulo, v. 85, supl. 5, p. 17-19, Out, 2005.
Lima, LC. Gonzalez, MC. Nutrição Clínica no Dia a Dia. 2 ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2017.
Trüeb, RM. Níveis de biotina sérica em mulheres com queixa de perda de cabelo. Int J Trichology. 2016; 8 (2): 73-77.
Mafra, D. Cozzolino, SMF. Importância do zinco na nutrição humana. Rev. Nutr., Campinas, v. 17, n. 1, p. 79-87, Mar. 2004.
Liakou, AI. Theodorakis, MJ. Melnik, BC. Pappas, A. Zouboulis, CC. Nutritional clinical studies in dermatology. J Drugs Dermatol. 2013 Oct;12(10):1104-9.
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Conheça os cabelos. Acesso em 18 de maio de 2021.
Alvarez, DP. Vargas, RSS. Río, ALD. Biotin in Metabolism and Its Relationship to Human Disease. Archives of Medical Research, Volume 33, Issue 5, 2002, Pages 439-447.
Audi, C et al. Desenvolvimento e mecanismo de ação da canície e queda capilar. Vol. 6 no 5. Abr, 2017. São Paulo: Centro Universitário Senac.
Andrade, SR. Auto-estima, Cabelos e Nutrição. PR, 2009.