fbpx

5 sinais que indicam que a sua imunidade pode estar baixa

Ter um bom funcionamento do sistema imunológico é essencial para manter a saúde em dia, garantindo que todas as resistências necessárias para proteger o nosso organismo de vírus e bactérias estejam funcionando perfeitamente.

Por isso, é importantíssimo prestar atenção aos diferentes sinais que o nosso corpo nos envia e tomar as medidas necessárias para fortalecer nossa imunidade e ter mais qualidade de vida.

Preocupado com a sua imunidade? Confira os 5 principais sinais que a Supracorp separou para você ficar atento!

1 – Infecções recorrentes

Otites, estomatites, amigdalites são apenas alguns dos exemplos de infecções que podem estar relacionadas à deficiência imunológica. É extremamente comum a ocorrência de infecções recorrentes ou prolongadas quando a imunidade está comprometida.

2 – Febre e calafrios frequentes

A forma mais comum de proteção do nosso corpo é através da temperatura. Quando nosso cérebro detecta alguma ameaça tentando invadir o nosso organismo, uma das primeiras formas de defesa é o aumento da temperatura, que causa febre. 

Esse é um sinal de reação do nosso corpo que não pode ser ignorado. Qualquer indicação de febre deve ser levada a sério e acompanhada de perto. 

3 – Cansaço excessivo

Embora a insônia e a fadiga possam estar associadas a diferentes tipos de causas, é preciso ficar atento a estes sintomas. Se o cansaço persiste mesmo quando você não tem dificuldades para dormir e consegue descansar por um bom tempo, isso pode ser um sinal de deficiência imunológica no seu corpo.

4 – Diarreias

Os primeiros sinais de imunidade baixa no nosso corpo geralmente são sentidos pela nossa flora intestinal. Por isso, diarreias que persistem por mais de uma semana são um sinal claro de que o sistema imune do corpo está deficiente.

5 – Doenças simples que se agravam

Doenças simples que se agravam com facilidade, como gripes que se transformam em pneumonia, ou também doenças que se prolongam por muito mais tempo do que deveriam, são um sinal claro de que o seu organismo está com deficiência imunológica. 

 

Como fortalecer o sistema imunológico

O sistema imunológico pode ser fortalecido principalmente com bons hábitos alimentares e cuidados com a saúde do corpo. Recomenda-se a prática de exercícios e uma dieta balanceada, com uma alimentação rica em:

  • Vitamina C: morango, laranja, acerola, goiaba;
  • Vitamina A: óleo de peixe, cenoura, abóbora, entre outros;
  • Vitamina E: sementes de girassol, germe de trigo, amendoim, avelãs;
  • Zinco: leguminosas como feijão, grão-de-bico, lentilha;
  • Selênio: castanha do Pará, arroz, frango, farinha de trigo;
  • Magnésio: beterraba, banana, uva, aveia, abacate.

Além destes alimentos, o uso de própolis, gengibre, pimenta, cebola e alho também são indicados para o auxílio nos cuidados com o bem-estar.

Com o momento que estamos vivendo notamos que cuidar do sistema imunológico é essencial em todas as épocas do ano para prevenir e combater  doenças.

As defesas naturais do nosso corpo são importantíssimas para reduzir o impacto dessa e outras doenças. O Blog Supracorp tem muito mais conteúdo sobre imunidade! Continue se informando sobre este assunto e, principalmente, não se esqueça de consultar um profissional da saúde sempre que necessário.

—————————————————————–

Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.

Fonte:

  • FILHO, Geraldo B. Bogliolo: Patologia Geral. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018. 214-222.
  • AROSA, Fernando A.; CARDOSO, Elsa M.; PACHECO, Francisco C. Fundamentos de Imunologia. 2 ed. Lisboa: LIDEL, 2012. 31-37.
  • Imunidade sempre alerta – Disponível em:  <https://guiadafarmacia.com.br/materia/imunidade-sempre-alerta/> Acesso Janeiro – 2021

Gostou da leitura? Compartilhe!

Fique por dentro

Receba conteúdos sobre saúde e bem-estar

Sou(obrigatório)

Fale Conosco

Nós estamos aqui para ouvir o que você tem a dizer. Escolha a área que deseja falar e entre em contato com os nossos especialistas. Dúvidas, elogios, sugestões e outros assuntos podem ser tratados diretamente com o nosso time de especialistas. Preencha todos os campos, escreva o que precisa e aguarde. Em breve responderemos no e-mail informado.