Hoje, quem nasce no Brasil tem expectativa de vida de 74,6 anos. Esse salto na perspectiva de homens e mulheres, apontado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), se deve a melhores condições de vida de parte da população, com maior acesso aos recursos de saúde e a políticas de redução da mortalidade. Provas de que, ao contrário do que muitos pensam, os indivíduos de 50+ anos estão mais ativos do que nunca!
Pensando nisso, selecionamos 4 dicas para complementar os cuidados com o bem-estar. Continue a leitura.
01 – Treine para fortalecer os ossos e músculos
Na melhor idade, problemas relacionados aos ossos e músculos são bastante comuns, principalmente para pessoas que não incluem hábitos saudáveis na sua rotina.
Esses problemas também podem surgir ao passar dos anos, resultando na perda da qualidade óssea e na quantidade de músculos do corpo.
Por isso, estimular o corpo através de exercícios físicos é uma forma de se prevenir e garantir um futuro melhor em relação a estes problemas.Garantir músculos e ossos fortes no corpo pode tornar a velhice mais libertadora.. A alimentação correta também é importante, pois ajuda a fortalecer os ossos com cálcio e vitamina D e os músculos com proteínas de boa qualidade.
02 – Melhore a qualidade do seu sono
Dormir mal pode ser um grande perigo, principalmente a longo prazo.
É importante criar uma rotina do sono, criando, por exemplo, pequenos rituais como a leitura antes de ir deitar-se para dormir. Isso ajuda a manter a quantidade ideal de sono em dia, algo em torno de 7 – 9 horas por dia e dá ao corpo a quantidade de descanso que ele exige.
03 – Encontre um médico da sua confiança
Depois dos 50 anos o ideal é fazer check-ups anuais para saber detalhadamente como está a sua saúde, por isso, a necessidade do acompanhamento de um médico de confiança é extremamente necessária e recomendada.
Além de ser uma pessoa de extrema confiança, que conhece o seu histórico de saúde, um médico que acompanha o seu status anualmente pode entender melhor os sinais que o seu corpo dá e saber tratar problemas sérios bem antes deles virem à tona e começarem a atrapalhar o seu dia a dia.
04 – Enriqueça a sua dieta com alimentos naturais e cheios de nutrientes
É preciso tomar muito cuidado com o estilo de vida que se leva ao chegar em certa idade avançada. O corpo já não processa mais os alimentos da mesma forma que antes e encontra algumas dificuldades, principalmente quando falamos de comidas mais processadas. O indicado é buscar sempre alternativas mais naturais e que regulam o sistema digestivo, consequentemente proporcionando um melhor funcionamento de todo o organismo, com a absorção de nutrientes de forma efetiva.
O ideal é buscar as vitaminas essenciais sempre em sua forma natural. É preciso ficar atento principalmente a vitaminas como a Vitamina A, B, C, D, Ferro, Zinco e Cálcio, visto que estas são extremamente essenciais para manter a saúde ideal do organismo. Uma alimentação rica em frutas, verduras e proteínas boas costuma ser o suficiente para suprir essas necessidades, mas caso seja necessário, é possível contar com a suplementação de vitaminas e com a ajuda de um profissional de saúde.
Os conteúdos apresentados neste site e mídias sociais se destinam ao conhecimento em geral e não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, farmacêuticos, nutricionistas e/ou outros profissionais da saúde. As informações descritas no site e nas mídias sociais não tem condão de diagnosticar, tratar, prevenir ou curar doenças. Lembre-se o acompanhamento por um profissional de saúde é fundamental para prevenir complicações de saúde. Recomendamos uma alimentação adequada associada com a prática de exercícios físicos para a manutenção da saúde e qualidade de vida.
Fontes:
- Alimentação e nutrição no envelhecimento e na aposentadoria. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/n8k9y/pdf/costa-9788579837630-08.pdf> Acesso: Março de 2021
- Dicas Para Ter Mais Qualidade De Vida Na Terceira Idade Disponível em:<https://www.ipasemar.pa.gov.br/dicas-para-ter-mais-qualidade-de-vida-na-terceira-idade/> Acesso: março de 2021
- 8 dicas para planejar desde já uma velhice mais tranquila Disponível em: <https://www.uol.com.br/vivabem/listas/8-dicas-para-comecar-agora-a-planejar-uma-velhice-tranquila.htm> Acesso: março 2021